Milhões arrecadados pelo governo do RS não serão usados agora.

Os valores serão empenhados para a reconstrução do estado.

Eduardo Leite Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), informou, nesta quarta-feira (8), que o Pix de doações divulgados pelo governo já conseguiu arrecadar R$ 70 milhões, mas que o valor não será usado neste momento.

Em entrevista à CNN Brasil, o político esclareceu aos brasileiros que a conta bancária recebedora dessas doações não pertence ao governo, mas sim a uma entidade privada que fará a destinação dos valores.

– A gente montou, a partir dessa estrutura de uma entidade privada, mas com um decreto de governança público. Então tem um decreto do governador, que traz várias entidades – entidades empresariais, entidades assistenciais, associações de municípios – para a governança desse recurso. E essas entidades formam um comitê gestor que define a aplicação desse recurso para as pessoas – disse Leite.

O objetivo é usar o valor não para a ajuda humanitária, mas sim para a reconstrução do estado. Ainda segundo o governador, as necessidades urgentes da população estão sendo atendidas tanto pelo estoque de alimentos do governo, quanto pelas doações de outras instituições.

Assista:

AJUDE O RIO GRANDE DO SUL
Com 70% de seu território afetado pela calamidade climática, o estado sulista sofre com severos estragos, e sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é o financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Acesse enchentes@vakinha.com.br e deixe sua contribuição!

Por: Leiliane Lopes

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta