Inmet emite alerta de temporais para o Rio Grande do Sul.

Uma frente fria vai derrubar as temperaturas ao longo da semana, com mínimas de 4°C a 8°C.

Rio Grande do Sul Foto: Lauro Alves/Governo do Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta vermelho para algumas áreas do Rio Grande do Sul, pois a previsão é que novos temporais se formem nos próximos dias.

Nesta terça (7), o aviso é “grande perigo” com a expectativa de 100 milímetros (mm) em 24 horas, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo.

– Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário – completa o alerta.

A previsão é para as cidades de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

Na próxima quarta (9), a previsão é de uma frente fria que cruza o Rio Grande do Sul e traz a instabilidade às demais áreas do estado, com isso, são prováveis as formações de rajadas de vento acima dos 80 km/h e chuva entre 20 a 50 mm em diversas partes do estado.

No final da quarta, a previsão para o sul e oeste do estado é de tempo frio e seco, o que vai se estender para todo o estado na próxima quinta (9). As temperaturas mínimas devem variar de 4°C a 8°C nas áreas mais frias do sudoeste, Planalto e Serra. Na capital, Porto Alegre, as temperaturas mínimas ficam ao redor dos 12°C. Na próxima sexta (10) o tempo ficará instável e, no fim de semana, a previsão é de que voltará a chover.

AJUDE O RIO GRANDE DO SUL
Com 70% de seu território afetado pela calamidade climática, o estado sulista sofre com severos estragos, e sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é o financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Acesse enchentes@vakinha.com.br e deixe sua contribuição!

Por: Leiliane Lopes

Deixe uma resposta