“Alerta de perigo extremo”: Sul do RS tem previsão de temporal hoje.

Meteorologia adverte para “alagamentos generalizados”, granizo e fortes ventos.

Chuva em Santa Maria Foto: EFE/ Marcelo Oliveira/ Prefeitura de Santa Maria

O Climatempo emitiu um alerta de “perigo extremo de tempestades” nos municípios da região sul do Rio Grande do Sul, estado que já se encontra em situação calamitosa devido a chuvas e enchentes. Segundo os meteorologistas, a instabilidade que provocou os temporais está se deslocando para o extremo sul gaúcho, podendo provocar chuva de 100 milímetros (mm), alagamentos generalizados, granizo e ventos de até 100km/h.

Nesta terça-feira (7), são esperadas novas tempestades devido à área de umidade proveniente da Amazônia e um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, embora a frente fria esteja se movimentando para o oceano.

– Alerta para perigo extremo no sul gaúcho, onde as tempestades vêm a qualquer momento. Na Campanha e oeste, o alerta é para chuva a qualquer hora, podendo ser de forte intensidade. Nas Missões, centro, norte, Serra e Vales, o predomínio é de tempo firme e sem chuva – explicou Patrícia Cassoli, da Climatempo, conforme informações do portal G1.

– A situação é delicada no extremo sul do estado devido ao tempo instável do começo da semana somado a mais entrada de umidade. Porém, ainda temos atenção para Serra, Litoral Norte e Grande Porto Alegre devido ao aumento na condição de pancadas fortes somado ao cenário de chuva extrema da última semana – acrescentou.

Os temores envolvendo a região sul do estado fez com que aulas fossem canceladas, ruas e estradas fossem bloqueadas e, em algumas cidades, pessoas fossem deslocadas de suas casas.

Nesta quarta (8), outra frente fria que se forma na Argentina deve causar chuva em toda a extensão do território gaúcho.

Já na próxima quinta (9), a previsão é de que o tempo se estabilize no sul, centro e Fronteira Oeste do estado. Na Serra e no norte do estado, a meteorologia aponta que a temperatura mínima pode baixar a 7°C, com possibilidade de chuva a qualquer hora. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva deve cessar durante a tarde de quinta.

Na próxima sexta (10), há previsão de chuva em todo o estado, especialmente em Campanha, sul e no norte.

AJUDE O RIO GRANDE DO SUL
Com mais de 70% de seu território afetado pela calamidade climática, o estado sulista sofre com severos estragos, e sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é o financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Acesse enchentes@vakinha.com.br e deixe sua contribuição!

Por: Thamirys Andrade

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta