Governo Lula decide adiar prova do “Enem dos Concursos”.

Prova aconteceria neste domingo, dia 5 de maio.

Governo decidiu suspender realização do CNU Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O governo federal decidiu adiar em todo o Brasil a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de Enem dos Concursos, em decorrência da situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas que caíram sobre o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias. A informação foi divulgada inicialmente pela CNN Brasil. A prova aconteceria neste domingo (5).

Segundo a emissora, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, cuja pasta está à frente da organização do concurso, chegou a consultar o advogado-geral da União, Jorge Messias, sobre as providências jurídicas que poderiam ser tomadas em relação ao caso. A avaliação teria sido de que a manutenção da prova resultaria em uma judicialização em massa.

A decisão indica uma mudança de postura do governo, já que, nesta quinta-feira (2), o Ministério da Gestão informou que a prova seria mantida para o domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. Já na manhã desta sexta (3), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, disse que o governo buscava uma alternativa para candidatos do estado que não pudessem fazer a prova.

O CNU tem como objetivo centralizar em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. Ao todo, são 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos podem concorrer a várias das oportunidades disponíveis pagando somente uma taxa de inscrição. No país, foram 2,5 milhões de inscritos.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

 

Deixe uma resposta