Sem esquecimento! Conheça os alimentos bons para a memória.

Até o chocolate pode ajudar na prevenção das lembranças.

Conheça os alimentos bons para a memória Foto: Freepik

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, se não o mais. Ele comanda nossos movimentos, emoções, noções e é fundamental no processo de aprendizagem e memorização. No entanto, assim como uma máquina, nosso cérebro precisa do cuidado certo para continuar funcionando e cumprindo suas funções. E nossa alimentação influencia diretamente nisso.

A memória pode ser uma das áreas mais afetadas pelo envelhecimento. Ela muda com o passar do tempo e é normal que as memórias mais antigas sejam esquecidas. Mas é possível melhorar a memorização por meio dos alimentos que são consumidos.

Confira quais alimentos ajudam e muito à memória:

O abacate, por exemplo, é rico em luteína e em selênio, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que colaboram para um bom desenvolvimento cognitivo e para a memória.

As verduras de cor escura também são ótimas para o cérebro, pois possuem a vitamina B9, também chamada de ácido fólico. Segundo o The Journal of Nutrition, o brócolis e o espinafre são ótimos para preservar a memória na velhice. O estudo ainda ressalta que esses alimentos são importantes para prevenir quadros de demência, que é uma doença que afeta a memória. Outros alimentos que possuem a vitamina B9 são quiabo e feijão-preto.

Os peixes são outros grandes aliados de quem quer continuar tendo uma boa capacidade de memorização. E tudo isso por causa do ômega 3 e a influência que essa substância tem para os neurotransmissores.

As nozes, que fazem parte dos triglicerídeos, também são ótimos para a memória e para dar energia ao cérebro.

Ainda, cúrcuma, azeite de oliva, chá verde, e o próprio café também ajudam na memorização, por causa dos seus componentes. E bônus: o chocolate amargo também é um aliado, por causa do cacau. Por isso tem que ser chocolate amargo ou meio amargo, por conter mais da matéria-prima e menos açúcar.

Por: Mayara Macedo

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta