Lula comete gafe e troca nome de Macron por Nicolas Sarkozy.

Presidente brasileiro esteve com o líder francês em Belém, no Pará.

Lula e Macron Foto: PR/Ricardo Stuckert

Apesar de já ter encontrado o presidente francês Emmanuel Macron diversas vezes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu uma gafe nesta terça-feira (26) e confundiu o atual chefe de Estado da França com Nikolas Sarkozy, que presidiu o país europeu entre 2007 e 2012, época que abarcou parte do segundo mandato do petista.

A confusão de nomes aconteceu no encerramento da cerimônia em que Macron concedeu ao líder indígena Raoni Metuktire a Ordem Nacional da Legião de Honra, maior honraria concedida pelo governo francês. O evento aconteceu em Belém, capital do Pará. Ao dizer que iria viajar para o Rio de Janeiro, o petista chamou o presidente francês de Sarkozy, mas foi corrigido pela plateia.– Estamos com um pequeno problema aqui. A imprensa vai se retirar por causa de logística. As pessoas têm que ir embora. Eu e o Sarkozy vamos viajar para o Rio de Janeiro ainda hoje à noite. [plateia fala Macron]. Eu e Macron vamos viajar para o Rio de Janeiro ainda hoje à noite – disse.

Nesta quarta (27), Lula e Macron visitarão o Complexo Naval em Itaguaí, no Rio de Janeiro, para o batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42). A embarcação foi construída em uma parceria entre os dois países com orçamento estimado em R$ 40 bilhões. A primeira-dama, Janja da Silva, será a madrinha do batismo da embarcação.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta