Canadá se diz preocupado com eleições russas ‘antidemocráticas’.

País afirmou que o pleito não cumpre os “padrões internacionais”.

Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/MIKHAEL KLIMENTYEV/SPUTNIK/KREMLIN POOL

O Canadá qualificou, nesta segunda-feira (18), como “antidemocráticas” as eleições presidenciais da Rússia, que terminaram neste domingo (17) e foram vencidas por Vladimir Putin, com 87,28% dos votos.

A ministra das Relações Exteriores canadense, Mélanie Joly, afirmou em um comunicado que “as eleições presidenciais na Rússia foram um processo antidemocrático que não cumpre os padrões internacionais” e que foi manipulado para favorecer Putin.

– O Canadá está profundamente preocupado com o deficiente processo eleitoral concluído em 17 de março de 2024. A Rússia violou os compromissos internacionais para realizar eleições que havia aceitado anteriormente – disse Joly, acrescentando que Ottawa condena a votação realizada nos territórios ocupados da Ucrânia.

– Infelizmente para o povo russo, Putin construiu um sistema político no qual os direitos humanos são negados. Seus oponentes são presos ou silenciados, a imprensa livre não funciona e são negadas aos cidadãos opções políticas genuínas – acrescentou a ministra canadense.

Segundo a Comissão Eleitoral Central da Rússia, Putin conquistou seu quinto mandato como presidente do país depois de obter um total de 76.277.708 votos, em eleições que decorreram ao longo de três dias e que registraram, segundo dados oficiais, a maior participação cidadã (77,44%) nas oito eleições presidenciais realizadas na história do país.

*EFE

Deixe uma resposta