Lei do crime organizado, predomina em Campos RJ

Mesmo com a intervenção federal na Segurança Pública vigorando em todo o estado do Rio, a disputa entre facções do tráfico de drogas continua mantendo refém a população de parte de Guarus, em Campos. Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura manteve a suspensão das aulas em escolas do Parque Eldorado e da Codin.

Escolas sem aulas no Eldorado

Escolas sem aulas no Eldorado / Antonio Leudo

Próximo das escolas, continuam, nos postes, cartazes colocados na quarta (21) e assinados por supostos integrantes da facção ADA (Amigos dos Amigos). Em meio a ameaças a pessoas (independentemente da idade) que usam ou comercializam drogas em frente a unidades escolares, o tráfico impõe sua “lei”, fingindo criar uma rede de proteção ao exigir respeito a professores, alunos e comerciantes da área. Aos que desrespeitarem o aviso, os traficantes alertam: “quem não abraçar o papo, o papo vai abraçar”.

Escolas sem aulas no EldoradoEscolas sem aulas no Eldorado
Uma equipe da Polícia Militar ficou baseada no Ciep Municipalizado do Eldorado, que estava fechado. No mesmo bairro, outra escola fechada foi a municipal Branca Pessanha. No Ciep da Codin (Terra Prometida) também não teve aula. Em nota, a Prefeitura confirmou o fechamento das unidades, alegando necessidade de proteger a integridade física de funcionários e estudantes.
A situação, provocada pela disputa de traficantes por território, teria se inflamado com a recente prisão de “Nolita”, homem apontado pela polícia como chefe do tráfico do Santa Rosa e áreas que teriam ligação com o ADA. Os avisos foram colados em postes de bairros com atuação de diferentes facções. Curiosamente, no Santa Rosa e bairros próximos, as escolas municipais, como a Eunice Ferreira da Silva, o Ciep do Santa Rosa e a Rotary II de Custodópolis, funcionaram normalmente.

Deixe uma resposta