Gleisi ataca Bolsonaro por fala sobre Lula e Janja na China.
Ministra afirmou que o ex-presidente “envergonhou e continua envergonhando o Brasil diante do mundo”.
Nesta quarta-feira (14), a ministra Gleisi Hoffmann (PT), da Secretaria de Relações Institucionais, criticou Jair Bolsonaro pelos comentários feitos pelo ex-presidente sobre o comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama, Janja da Silva, durante visita à China. O líder da direita brasileira disse ter sentido vergonha do episódio envolvendo os comentários de Janja a respeito da rede social TikTok.
Para Gleisi, no entanto, foi Bolsonaro quem envergonhou o Brasil durante seu governo.
– Absurdo Bolsonaro dizer ter vergonha do comportamento Janja e Lula na China. Quem envergonhou e continua envergonhando o Brasil diante do mundo, é o réu Jair Bolsonaro. Incentivou o desmatamento e as queimadas, num planeta abalado pela crise climática. Foi um negacionista criminoso, colocando o Brasil entre os países com maior número de mortos na pandemia. Devolveu o país ao Mapa da Fome. Ofendeu presidentes de países amigos, criou crises com parceiros comerciais importantes, a começar pela China, o maior de todos. Prestou continência à bandeira dos EUA, demonstrando toda sua subserviência a interesses estrangeiros – apontou.
– Vexame é defender intervenção daquele país na política e no Judiciário do Brasil, com fazem Bolsonaro e sua família. Vergonha é espalhar fake news nas redes sociais, como o réu fez agora com a notícia sabidamente mentirosa sobre a bagagem da Janja. Mas diante do STF, que vai julgar seus crimes, não adianta mentir. A justiça será feita – completou.
Por Henrique Gimenes.
PLENO.NEWS