Contrariando aliados, Lula indica Waguinho para liderar PortosRio.

Ex-prefeito é esposo da ministra exonerada Daniela Carneiro.

Lula ao lado de Waguinho Foto: PR/Ricardo Stuckert

Apesar do incômodo de aliados com a escolha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu nomear o ex-prefeito de Belford Roxo Waguinho, esposo da ex-ministra Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), como dirigente da estatal PortosRio, antiga Companhia de Docas do Rio de Janeiro. A empresa administra importantes portos do estado.

A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo. Segundo o periódico, a mudança é mais uma estratégia para dar espaço ao Centrão, e uma maneira de recompensar Waguinho pelo apoio que ele deu a Lula na Baixada Fluminense, durante as eleições presidenciais de 2022.

Assessores do presidente afirmam que o atual dirigente, Francisco Leite Martins Neto, passará a ocupar outro posto na diretoria.

Waguinho começou a ser investigado pela Polícia Federal (PF) em março deste ano, por suspeita de participar de um esquema em contratos de compra de livros didáticos. Em janeiro, a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) cumpriu uma operação contra desvios previdenciários em sua gestão. No total, cerca de R$ 15 milhões de recursos teriam sido desviados.

Em contato com a Folha, o ex-prefeito negou ligação com a milícia, frisando que nunca nomeou pessoas condenadas ou comprovadamente envolvidas com organizações criminosas. Também argumentou que sua esposa posou para fotos com centenas de pessoas durante as eleições, e que não há como verificar os antecedentes criminais de todos os indivíduos que participam de eventos públicos.

– Lamento que insinuações infundadas tentem desqualificar minha trajetória e minha possível indicação a qualquer cargo público – acrescentou.

Por: Thamirys Andrade

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta