Decisão do STF entregou menino de 12 anos à sorte, diz vereador.

Paulo Felipe teve remédio negado pela Suprema Corte e está submetido a sessões de hemodiálise.

Paulo Felipe tem enfrentado batalha contra doença rara Fotos: Arquivo Pessoal

O vereador de Niterói (RJ), Douglas Gomes (PL), participou do programa Pleno Time, nesta quinta-feira (24), onde falou sobre o caso do menino Paulo Felipe, de 12 anos, que precisa fazer uso de uma medicação caríssima e teve seu pedido negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Para enfrentar a doença, o menino e sua família tiveram de se mudar de Ipueiras (PI) para Niterói. Há um ano e seis meses, Felipe precisa encarar uma dura e dolorosa rotina de hemodiálise no Rio de Janeiro. Entre os problemas causados pela Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa) estão a falência dos rins, o que impede o menino de urinar. O problema, inclusive, pode causar a morte em pouco tempo.

A Suprema Corte tomou, em setembro do ano passado, uma decisão que inviabilizou a concessão gratuita ao menino do remédio Ravulizumabe, cujo preço por ampola é de cerca de R$ 35 mil. O fármaco em questão, que é indicado para tratamento da SHUa, pode fazer com que Felipe tenha um futuro mais saudável e que possa sonhar com um transplante renal.

 

Para o vereador, a desassistência praticada pela decisão do STF dá as costas para o problema e entrega o menino Felipe à sorte.

– A gente cita muito o caso do Felipe, mas ele representa 13 milhões de brasileiros que hoje tem diversas síndromes, que estão sendo impossibilitados de acessar esse medicamento através da única medida que era possível, que era a ação judicial. (…) É muito complicado porque nós temos uma decisão superior dizendo: “Olha, o Paulo Felipe, mais 13 milhões de brasileiros, não podem ter acesso a essa medicação via ação judicial”. Foi uma decisão do Supremo Tribunal Federal que, praticamente, entregou o Paulo Felipe e 13 milhões de brasileiros à sorte – declarou Douglas Gomes.

Nesta edição do Pleno Time, a mãe do menino, dona Antomilka, também falou do quão delicada é a situação de Paulo Felipe e pediu doações. Aos interessados em ajudar a família de Felipe, a chave Pix disponibilizada na vaquinha virtual é: felipe@ajud.ar. As doações também podem ser feitas pelo site: https://ajud.ar/paulofelipe.

Por Marcos Melo

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta