Cheia do Rio Madeira isola 70 mil pessoas e afeta 10 cidades no Amazonas.
Cheia do Rio Madeira atinge 10 cidades e isola 70 mil pessoas na Transamazônica.
Divulgação internet
A cheia do Rio Madeira voltou a preocupar moradores do sul do Amazonas. O nível do rio subiu e está na casa dos 24 metros de altura, afetando diretamente 10 municípios e deixando outros 16 em estado de alerta. A situação é crítica em trechos da BR-230, a Transamazônica, onde cerca de 20 quilômetros estão praticamente alagados, impossibilitando a passagem de veículos de pequeno porte.
Com a rodovia comprometida, pelo menos 70 mil pessoas estão isoladas nos municípios de Apuí, Manicoré e em comunidades como Santo Antônio do Matupi. A logística para envio de suprimentos enfrenta dificuldades, mas uma solução emergencial foi anunciada.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contratou duas balsas para operar no transporte de cargas essenciais. As embarcações, da empresa Multicargas Terminais e Transportes, estão sendo deslocadas de Manaus até Humaitá. De lá, seguirão até Apuí em caminhões carregados de combustíveis, medicamentos e alimentos. A previsão é que as operações comecem até sábado, dia 26, segundo o superintendente regional do DNIT, Orlando Fanaia.
RANOTICIAS.COM