Polícia Civil e Secretaria de Ordem Pública removeram portões instalados de forma irregular no Rio das PedrasDivulgação: Seop

Rio – Policiais civis da 32ª DP (Taquara), em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), derrubaram, nesta segunda-feira (14), cinco portões instalados de forma ilegal na comunidade Rio das Pedras, na Zona Oeste. A ação partiu de denúncias anônimas de moradores que relataram a cobrança de uma taxa de ‘condomínio’ para ter acesso às chaves e o direito de acessar as ruas bloqueadas.

De acordo com a unidade, os agentes foram à comunidade averiguar a denúncia e identificaram os portões instalados majoritariamente em ruas sem saída. As estruturas foram demolidas e investigações estão em andamento para identificar os responsáveis pela sua instalação e operação. De acordo com relatos anônimos, feitos ao programa RJ2, da TV Globo, por meio de mensagens de texto, essa seria uma obra da milícia local, que começou a instalar as barreiras há cerca de dois meses. A informação, no entanto, não foi confirmada pela polícia.

Segundo um dos agentes, o temor da população local em denunciar os criminosos é uma grande dificuldade na investigação do caso. Alguns relatos dão conta de que os portões são uma nova atividade econômica dos crime organizado. O grupo estaria disponibilizando chaves apenas mediante o pagamento mensal de R$ 400, em dinheiro vivo. O ‘condomínio’ é cobrado entre o primeiro e décimo dia de cada mês. E quem não quer paga sofre represálias.
“Ainda está na base da ameaça, até porque é recente. De forma truculenta, com arma na cara e humilhação na frente da família,” disse um morador.
Quem é vítima ou testemunha deste ou outros atos ilícitos pode fazer uma denúncia, de maneira anônima, por meio do Disque Denúncia, nos seguintes canais:
Central de atendimento/Call Center: (021) – 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ