Clima dividido: Lula inaugura universidade em Campos sob vaias e aplausos.
Lula inaugura universidade em Campos sob protestos e apoios.
A solenidade contou com a presença do prefeito da cidade, Wladimir Garotinho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta segunda-feira (14) na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, para inaugurar a nova sede da Universidade Federal de Campos. A obra, que enfrentou anos de atrasos e adiamentos, finalmente foi entregue, em um evento que contou com a presença de autoridades, estudantes e membros da comitiva presidencial.
Apesar do clima de celebração entre apoiadores e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), a recepção ao presidente não foi unânime. Grupos de opositores se concentraram em uma avenida próxima ao local da cerimônia e estenderam faixas com dizeres como “Fora Lula”. A manifestação recebeu apoio de parte dos motoristas que passavam, que reagiram com buzinadas em apoio aos protestos.
Até a vérpera do evento, muros em várias partes da cidade contavam com dizeres de repúdio ao presidente:
O clima tenso obrigou funcionários federais e simpatizantes do PT a pintar muros e áreas próximas à inauguração da universidade em Campos, tentando esconder críticas e agressões visuais contra o presidente Lula e o partido durante o evento oficial. Parte da imprensa oficial, omitiu o fato comprovado aqui com postagem do N.U.
Comerciantes de forma irônica, fecharam seus comércios sob alegação de que a cidade estaria sendo visitada por “ladrões” nesta segunda-feira:
Mesmo com a polarização, Lula destacou a importância da educação pública e o investimento federal na região. A inauguração da universidade representa, segundo o governo, um marco para o desenvolvimento educacional e social do norte fluminense.
RANOTICIAS.COM