Oito Mil Indígenas Avançam Sobre o Congresso e Cobraram Promessas de Lula: Houve confronto.
Indígenas protestam em Brasília e tentam invadir o Congresso Nacional.

Indígenas recebem atendimento médico em gramado próximo ao Congresso após ataque das forças policiais – Richard Wera/Apib
Na tarde desta quinta-feira (10), cerca de oito mil indígenas, representando 135 etnias de todo o Brasil, tentaram invadir o Congresso Nacional, em Brasília. O protesto aconteceu durante uma mobilização que cobra do governo Lula o cumprimento de promessas feitas às comunidades originárias.
Houve confronto com a guarda legislativa, que impediu o avanço do grupo ao plenário. Apesar da tensão e do uso de barreiras físicas, não houve detenções ou punições aos manifestantes.
Segundo os líderes indígenas, o ato foi motivado pela insatisfação com o atraso na demarcação de terras, falta de políticas públicas específicas e descumprimento de acordos firmados anteriormente pelo governo federal.
Alguns manifestantes sairam feridos no confronto e foram atendidos por militares dos Bombeiros.
O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou oficialmente sobre o protesto e parte da imprensa oficial, não divulgou com a devida gravidade o fato ocorrido. A mobilização ocorre em meio ao Acampamento Terra Livre, evento anual que reúne povos indígenas para discutir direitos e políticas públicas voltadas às suas comunidades.
RANOTICIAS.COM