EUA estimam centenas de mortos no terremoto em Mianmar.
Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu alerta laranja para óbitos e perdas econômicas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou nesta sexta-feira (28) que estima que centenas de pessoas morreram no terremoto de 7,7 graus de magnitude que atingiu Mianmar mais cedo. Nesse sentido, o USGS reportou ter emitido um “alerta laranja para mortes e perdas econômicas relacionadas ao terremoto”.
O fenômeno atingiu o sudeste da Ásia com epicentro em Mianmar. O tremor também foi sentido na Tailândia, onde milhares de pessoas desocuparam suas casas e locais de trabalho. O sismo foi seguido por um forte abalo secundário de magnitude 6,4.
Ao que se sabe até o momento, ao menos três pessoas morreram, 50 ficaram feridas e mais de 80 estão desaparecidas depois que um prédio desabou em Bangcoc, segundo o governador Chadchart Sittipunt.
As autoridades, que citaram informações da empresa construtora, relataram que 320 pessoas estavam dentro do canteiro de obras quando o prédio desabou, e que 20 trabalhadores “estão presos no poço do elevador”.
Bombeiros e equipes de resgate estão no local, onde o Departamento de Serviços Médicos montou um hospital de campanha para tratar os feridos.
A primeira-ministra tailandesa, Paetongtarn Shinawatra, declarou estado de emergência na capital hoje, onde vários prédios residenciais e comerciais foram temporariamente evacuados, a mais de 600 quilômetros do epicentro do sismo.
O terremoto ocorreu às 12h50 (horário local, 3h20 de Brasília), a uma profundidade de 10 quilômetros, com epicentro localizado a cerca de 17 quilômetros de Mandalay, a segunda maior cidade do país, com 1,2 milhão de habitantes, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que mede a atividade sísmica em todo o mundo.
Fontes humanitárias no local disseram à Agência EFE que vários edifícios desabaram em Mandalay, enquanto um mosteiro foi destruído na cidade de Taungoo, deixando 20 crianças presas.
Na cidade de Sagaing, uma ponte ficou completamente submersa, de acordo com as mesmas fontes.
O terremoto de hoje é um dos mais fortes registrados nos últimos anos. Em agosto de 2016, um sismo de 6,8 graus de magnitude atingiu o país.
*EFE