Oficialmente, outono começa nesta quinta-feira.

Calor (Imagem ilustrativa) Foto: Pexels/Bradley Hook

O outono começa oficialmente no Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, nesta quinta-feira (20). Segundo a MetSul, caracteriza-se como uma estação de transição do calor do verão para o frio do inverno. Neste ano, a expectativa é que as temperaturas fiquem acima da média em diversos estados do país.

– A estação começa em 2025 com o Oceano Pacífico sob neutralidade (sem El Niño ou La Niña), depois de condições de La Niña terem sido observadas entre dezembro e meados de fevereiro – projeta a empresa de meteorologia.As condições climáticas devem se manter neutras, com períodos de temperaturas superficiais do mar mais altas do que o normal, mas sem chegar a configurar um evento de El Niño clássico.

– Assim, tanto na precipitação como na temperatura os sinais podem ser mistos no decorrer da estação.

CHUVAS NO OUTONO
O outono marca uma mudança na ocorrência de chuva no Centro-Sul do Brasil.

– Enquanto no verão as precipitações se originam mais de nuvens carregadas que se formam pelo calor e a umidade alta, ou seja, por convecção, a partir do outono a chuva passa a ter como causa principal a passagem de frentes frias e centros de baixa pressão – explica a MetSul.

TEMPERATURAS DURANTE O OUTONO ACIMA DA MÉDIA
Em geral, segundo a MetSul, a mudança de estação traz mais dias de temperatura agradável, mas não significa que o calor fica para trás.

Dias quentes são normais ainda em abril e maio. Mesmo em junho podem ocorrer alguns dias quentes.

– Quando há período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado veranico de maio, mas ele não ocorre todos os anos – afirma a empresa de meteorologia.

– A temperatura deve ficar muito acima da média em algumas áreas, principalmente em parte do centro do país – alerta.

*AE