Lewandowski: “A polícia prende mal, e o Judiciário tem que soltar”.

Ministro sustentou que os detentos não seriam soltos se as prisões ocorressem de forma correta.

Ricardo Lewandowski Foto: Robson Alves/MJSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta quarta-feira (19), que o Judiciário é obrigado a soltar detentos que tiveram suas prisões conduzidas de forma errada pela polícia. Segundo ele, “a polícia tem que prender melhor”.

– É um jargão que foi adotado pela população, que a polícia prende, e o Judiciário solta. Eu vou dizer o seguinte: a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar – afirmou Lewandowski.

A fala do ministro ocorreu durante abertura da reunião do Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília.

Durante o evento, Lewandowski também defendeu a PEC da Segurança Pública como instrumento para combate à criminalidade. A proposta tem enfrentado forte resistência entre governadores e parlamentares.

Na última semana, após anunciar que o governo federal chegou a um consenso em relação à PEC, Lewandowski apontou que a proposta pretende “em linhas gerais, criar um SUS da Segurança Pública”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta que o governo enviará a PEC ao Congresso para dizer que o “Estado é mais forte que os bandidos”. Segundo o petista, a gestão federal não vai permitir que a “república de ladrões de celular” assuste as pessoas nas ruas.

*AE

Deixe uma resposta