Zelensky acusa Putin de mentir sobre a dificuldade de um cessar-fogo.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje o russo, Vladimir Putin, de estar mentindo quando diz que o estabelecimento de uma trégua de 30 dias proposta por Kyiv e Washington seria “complicado”.

© Lusa
“Eles querem uma posição mais forte antes do cessar-fogo”, explicou Zelensky em uma coletiva de imprensa em Kyiv.
Washington quer uma trégua na Ucrânia o mais rápido possível.
Após negociações conjuntas na terça-feira em Jeddah, na Arábia Saudita, Estados Unidos e Ucrânia propuseram um fim das hostilidades por 30 dias, desde que a Rússia também cumpra o acordo.
No entanto, Putin demonstrou reservas em relação à proposta, especialmente sobre como a trégua seria controlada. Ele também expressou preocupações de que a Ucrânia possa usar esse período para recrutar soldados e receber novas armas ocidentais.
Zelensky insistiu ainda que a questão “complexa” do controle dos territórios deve ser “resolvida mais tarde na mesa de negociações”.
“Os Estados Unidos levantaram essa questão durante a reunião em Jeddah. Eles conhecem a posição ucraniana”, afirmou Zelensky, reiterando que sua posição é “não reconhecer os territórios ucranianos ocupados como russos sob nenhuma circunstância”.
por Notícias ao Minuto Brasil