Ucrânia concorda “cessar-fogo provisório” proposto pelos EUA.
Para ter validade, acordo precisa ser aceito pela Rússia.

A Ucrânia aceitou a proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo provisório imediato de 30 dias, que ainda está condicionado à aceitação da Rússia para ter validade. O país também concordou em concluir “o mais rápido possível” um acordo para o desenvolvimento dos recursos minerais críticos da Ucrânia, conforme comunicado divulgado após a reunião entre as delegações de ambos os países na Arábia Saudita.
– Ambas as delegações concordaram em iniciar imediatamente as negociações para uma paz duradoura que garanta a segurança de longo prazo da Ucrânia. Os EUA se comprometeram a discutir essas propostas específicas com representantes da Rússia. A delegação ucraniana reiterou que os parceiros europeus devem ser envolvidos no processo de paz – afirmou a nota conjunta.
Além disso, os Estados Unidos informarão ao presidente Vladimir Putin que “a reciprocidade russa é a chave para alcançar a paz”.
De acordo com Zelensky, o cessar-fogo proposto pela delegação americana não se limita a mísseis, drones e bombas, nem ao Mar Negro, mas abrange toda a linha de frente do conflito.
– A Ucrânia aceita essa proposta, e os EUA devem convencer a Rússia a fazer o mesmo. Se os russos concordarem, o silêncio começará a funcionar – acrescentou.
*AE