Avião cai em aldeia indígena de SP e deixa uma pessoa morta.
Vítima que foi a óbito era o piloto, que fazia um voo de instrução no momento da pane.

Um avião de pequeno porte sofreu uma pane e caiu sobre a aldeia indígena Awa Porangawa, localizada em Peruíbe, São Paulo, deixando uma pessoa morta. O caso aconteceu na noite deste domingo (10), enquanto a aeronave fazia um voo de instrução.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Peruíbe, a vítima que foi a óbito era o instrutor de voo, identificado como Matheus Henrique Gomes de Toledo, de 25 anos.
Segundo a Rede Voa, que cuida do aeroporto de Itanhaém, o avião era um Cessna 150J, do Aeroclube da cidade, prefixo PT AKY. Ele havia decolado às 17h16 deste domingo e emitido um alerta às 17h42. A queda ocorreu cerca de oito minutos depois na rua Mogi das Cruzes, em Gaivota.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informou que o avião atingiu a aldeia tupi-guarani Awa Porangawa Dju, que oferece experiências imersivas e oficinas culturais em algumas ocasiões do ano. Nenhum morador da região se feriu em decorrência do acidente, embora a queda da aeronave tenha derrubado árvores que obstruíram a estrada que dá acesso às moradias.
A Força Aérea Brasileira comunicou que o caso está sob investigação, e que serão realizadas “técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação”.
Em nota, o Aeroclube de Itanhaém enviou condolências a todos os familiares e amigos “neste momento de tristeza e dor”.
– Perdemos não somente um excelente profissional, mas também um ótimo amigo que deixa um grande legado de uma personalidade brilhante. Que Deus o receba de braços abertos. Descanse em paz, nosso querido “Matheuzão” – disse o aeroclube.
Por Thamirys Andrade
PLENO.NEWS