Zelensky fala em trabalhar sob “forte liderança” de Trump.

Presidente ucraniano disse que reunião na Casa Branca não foi do jeito que deveria ter sido, mas que é “hora de consertar as coisas”.

Volodymyr Zelensky Foto: EFE/EPA/VOLODYMYR TARASOV

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky disse que a Ucrânia está disposta a negociar um acordo de paz com a Rússia e que ele está pronto para atuar “sob a forte liderança” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração, feita na rede social X, foi publicada menos de uma semana depois de Trump ter acusado Zelensky publicamente de “brincar com a terceira guerra mundial” e de demonstrar ingratidão em relação ao apoio dado pelos Estados Unidos ao país.

– Nenhum de nós quer uma guerra sem fim. A Ucrânia está pronta para ir à mesa de negociação assim que possível para trazer uma paz duradoura mais perto. Ninguém quer a paz mais do que os ucranianos. Minha equipe e eu estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Donald Trump para chegar a uma paz que dure – disse o presidente ucraniano.

– Nossa reunião em Washington, na Casa Branca, na sexta-feira, não foi do jeito que deveria ter sido. É lamentável que tenha ocorrido desta forma. É hora de consertar as coisas. Gostaríamos que a cooperação e a comunicação futuras fossem construtivas – disse o presidente ucraniano, acrescentando que está disposto a assinar um acordo de exploração de minerais da Ucrânia com os Estados Unidos “a qualquer momento e em qualquer formato conveniente”.

*AE

Deixe uma resposta