Donald Trump e Zelensky deverão assinar acordo na sexta-feira.
O negócio permitirá que a Ucrânia compartilhe seus recursos naturais com os Estados Unidos.

O presidente americano, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinarão um acordo na Casa Branca, na próxima sexta-feira (28). O tratado permitirá que a Ucrânia compartilhe seus recursos naturais com os Estados Unidos.
O republicano deu declarações, nesta quarta-feira (26), no início da primeira reunião de gabinete de seu novo mandato.
O líder ucraniano continua esperançoso de que os futuros compromissos incluirão um compromisso por escrito dos Estados Unidos de continuar fornecendo apoio militar e de segurança à Ucrânia.
O jornal The Kyiv Independent acessou e publicou a versão final do documento, que especifica que “o governo da Ucrânia contribuirá para o fundo – administrado por ambos os proprietários, mas de propriedade majoritária dos EUA – com 50% de todas as receitas da futura monetização” de todos os recursos naturais do país. Isso inclui depósitos de minerais, hidrocarbonetos, petróleo, gás natural e outros materiais extraíveis.
Trump exigiu de Kiev acesso aos minerais da Ucrânia para receber o dinheiro que os EUA destinaram para ajudar a Ucrânia a se defender contra a invasão russa que começou em 2022.
Nas últimas semanas, Trump se envolveu em uma aproximação com o presidente russo, Vladimir Putin, e criticou duramente Zelensky, a quem descreveu como um “ditador”, como parte de sua estratégia para acabar com a guerra na Ucrânia.
*Com informações da Agência EFE