Avião arremete após quase colidir com jato nos Estados Unidos.
Aeronave da Southwest conseguiu interromper pouso que faria em Chicago.

Os pilotos de um voo da Southwest Airlines que tentavam pousar no Aeroporto Midway, em Chicago, nos Estados Unidos, foram forçados a arremeter (retomar o voo após cancelamento do pouso) para evitar uma colisão com outra aeronave menor que cruzava a pista na manhã desta terça-feira (25).
Um vídeo da câmera do aeroporto postado no X mostra o avião da Southwest se aproximando da pista pouco antes das 9h, horário local, antes de arremeter abruptamente. Um jato menor é visto cruzando a pista que a aeronave de passageiros deveria usar.
Um porta-voz da companhia aérea disse em um email que o voo Southwest 2504 pousou com segurança “depois que a tripulação realizou uma arremetida preventiva para evitar um possível conflito com outra aeronave que entrou na pista”.
INSTRUÇÕES
Uma gravação da comunicação entre o jato menor e a torre de controle registrou o piloto errando as instruções de um funcionário da torre, que repetiu que o piloto deveria “aguardar antes” da pista. Cerca de 30 segundos depois, a torre ordenou que o piloto “mantivesse sua posição”. Em seguida, o controlador disse: “FlexJet560, suas instruções foram para aguardar antes da pista”.
Separadamente, uma gravação da comunicação entre a tripulação da Southwest e outro funcionário da torre de controle capturou o piloto relatando: “Southwest 2504 arremetendo” e seguindo as instruções para subir de volta a 3 mil pés. Segundos depois, o piloto perguntou à torre: “Southwest 2504, como isso aconteceu?”.
O segundo avião, descrito como um jato executivo, entrou na pista sem autorização, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA). A Flexjet, dona da aeronave, afirmou estar ciente do ocorrido em Chicago.
A empresa ainda disse que “qualquer ação necessária para garantir os mais altos padrões de segurança será tomada”.
Tanto a FAA quanto o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) afirmaram estar investigando o incidente. O voo da Southwest partiu de Omaha, no estado de Nebraska, com destino ao Aeroporto Midway, segundo o site FlightAware.
Nas últimas semanas, quatro grandes desastres aéreos ocorreram na América do Norte:
– 31 de janeiro: Queda de um jato de transporte médico em um bairro da Filadélfia, matando sete pessoas, incluindo uma criança paciente, sua mãe e quatro tripulantes.
– 6 de fevereiro: Queda de um avião comercial no Alasca, matando todas as dez pessoas a bordo.
– 17 de fevereiro: Um voo da Delta tombou e pousou de cabeça para baixo no Aeroporto Pearson, em Toronto, Canadá, deixando 21 feridos.