Por fim da guerra, EUA e Rússia concordam em iniciar trabalhos.
Países chegaram a acordo para avançar rumo à normalização das relações diplomáticas.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, concordaram nesta terça-feira (18) em avançar para a normalização das relações diplomáticas entre os dois países e começar a trabalhar em um plano para acabar com a guerra na Ucrânia “o mais rápido possível”.
Rubio e Lavrov, que se encontraram hoje em Riad, capital da Arábia Saudita, concordaram em “estabelecer as bases para cooperação futura em questões de interesse geopolítico mútuo”, segundo uma declaração emitida pela porta-voz do Departamento de Estado americano, Tammy Bruce.
Eles ainda anunciaram a criação de “respectivas equipes de alto nível para começar a trabalhar em um caminho para acabar com o conflito na Ucrânia o mais rápido possível”.
Washington e Moscou também se comprometeram a estabelecer as bases para a cooperação em “questões de interesse geopolítico comum e nas oportunidades econômicas e de investimento históricas que surgirão com o fim bem-sucedido do conflito na Ucrânia”.
Essa reunião dos principais diplomatas dos dois países na Arábia Saudita ocorre após uma ligação entre o presidente dos EUA e o da Rússia, Vladimir Putin, na semana passada, na qual os dois discutiram a necessidade de encerrar o conflito na Ucrânia.
– Uma ligação telefônica seguida de uma reunião não é suficiente para estabelecer uma paz duradoura. Temos que agir e as medidas tomadas hoje são importantes – disse Bruce.
*EFE