Hamas divulga nomes de reféns que serão libertados neste sábado.

Anúncio ocorre após libertação de novos reféns ser colocada em dúvida pelo grupo terrorista.

Sagui Dekel-Chen (esq.), Iair Horn (centro) e Alexander Trufanov (dir.) Foto: Divulgação/Bring Them Home Now

O grupo terrorista Hamas confirmou, nesta sexta-feira (14), os nomes dos três reféns que libertará amanhã como parte da sexta troca de pessoas sequestradas por prisioneiros palestinos durante o cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Um dos reféns incluídos no trio que será liberado é o israelense de origem argentina Iair Horn, sequestrado junto com seu irmão em 7 de outubro de 2023. Os outros libertados serão o russo-israelense Alexander Trufanov; e Sagui Dekel-Chen, de ascendência americana.

 

O Hamas fez o anúncio após confirmar, nesta quinta (13), que prosseguiria com as liberações deste sábado (15). As libertações estavam em dúvida após o grupo terrorista acusar Israel, no início desta semana, de cometer violações no acordo de cessar-fogo.

Iair, de 46 anos, foi sequestrado junto com seu irmão Eitan, cujo nome não está incluído na lista de 33 reféns que serão libertados durante a primeira fase do cessar-fogo, que entrou em vigor em 19 de janeiro. O Fórum de Familiares de Reféns e Pessoas Desaparecidas, que representa a maioria dos familiares dos sequestrados em 7 de outubro, comemorou a notícia da libertação dos reféns.

Até agora, o acordo levou à libertação de 16 reféns israelenses e cinco tailandeses. Em troca, foram liberados mais de 500 prisioneiros palestinos que estavam detidos em prisões israelenses. Além disso, o fluxo de ajuda humanitária para Gaza foi bastante impulsionado e milhares de deslocados puderam retornar para suas casas no norte do enclave.

*EFE

Deixe uma resposta