Confira áudio da torre antes e depois de acidente aéreo nos EUA.
Controle de tráfego aéreo chegou a perguntar se helicóptero teria visto que jato estava próximo.

Um áudio obtido pela emissora americana CNN através do serviço LiveATC.net registrou o momento em que operadores de controle de tráfego aéreo perguntaram ao helicóptero militar se o voo comercial operado pela PSA Airlines estava à vista, momentos antes de ambas as aeronaves se chocarem na noite desta quarta-feira (29) e caírem nas águas do rio Potomac, em Washington.
Segundo a emissora americana, um dos controladores de tráfego aéreo da área diz: “PAT 2-5 [helicóptero] você tem um CRJ [jato] à vista?”. Em seguida, recomenda: “PAT 2-5 passe atrás do CRJ”. Um áudio adicional do controle de tráfego aéreo, gravado pouco antes da colisão, capta o piloto do helicóptero dizendo: “PAT 2-5 tem uma aeronave à vista, solicita separação visual”.
– Não sei se você percebeu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na extremidade de aproximação da 3-3. Vamos encerrar as operações por tempo indeterminado (…). Recomendo encarecidamente que se coordenem com a empresa. Avisem-me o que querem fazer – diz o controlador, referindo-se à pista 33, segundo a CNN.
O áudio também revelou que outro piloto viu o incidente e confirmou com um controlador de tráfego aéreo.
– Sim, estávamos em uma aproximação final curta e vimos sinalizadores vindos do lado oposto do Potomac – diz o piloto da outra aeronave que passava pelo local.
SOBRE O ACIDENTE
O voo 5342 da American Eagle, uma subsidiária regional da American Airlines, estava se aproximando do Aeroporto Ronald Reagan em Washington, D.C., vindo de Wichita, Kansas, quando, às 20h48 (horário local, 22h48 de Brasília), colidiu com um helicóptero militar Black Hawk que transportava três pessoas.
Segundo informou a empresa American Airlines, o avião levava 60 passageiros e quatro tripulantes a bordo.
Após o acidente, as autoridades confirmaram à imprensa local que houve mortes, sem especificar um número específico. Segundo a emissora CNN, fontes policiais disseram que não havia possíveis sobreviventes em decorrência da tragédia.