Trump anuncia acordo em Gaza e diz que reféns serão libertados.

Notícia foi dada pelo presidente eleito em publicação na Truth Social.

Donald Trump Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER

Na tarde desta quarta-feira (15), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em seu perfil na Truth Social que Israel e o grupo terrorista Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo. De acordo com o republicano, os reféns israelenses serão “libertados em breve”.

– Nós temos um acordo para os reféns no Oriente Médio. Eles serão libertados em breve – escreveu o próximo líder da Casa Branca.

Um alto membro da administração Joe Biden validou as informações sobre o cessar-fogo histórico na guerra iniciada na Faixa de Gaza, após o atentado de 7 de outubro de 2023, perpetrado pelo grupo terrorista palestino em Israel.

A resolução será implementada em ao menos três fases que devem durar no total 42 dias. Na primeira, o Hamas se compromete a libertar cerca de 33 reféns, priorizando mulheres e doentes, de três em três pessoas. O governo israelense, por sua vez, também libertará prisioneiros de guerra palestinos. Estima-se que o número de palestinos que serão soltos ultrapasse mil pessoas.

Após 16 dias, mais reféns israelenses serão libertados. De acordo com informações do governo israelense, o Hamas mantém atualmente 94 pessoas em cativeiro, sendo que 30 delas morreram. Os corpos serão devolvidos a Israel.

Nesse processo, o governo de Netanyahu retirará seus soldados do território palestino, mas os manterá na fronteira e também no corredor Filadélfia, que separa a Faixa de Gaza do Egito, área estratégica para as operações militares. Esse foi um dos pontos que travou as negociações, pois o Hamas queria uma retirada completa.

Por: Thamirys Andrade

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta