No entanto, após a publicação ser divulgada, usuários do X utilizaram o próprio recurso para desmentir a emissora e demonstrar que ter uma conta verificada – que para os usuários em geral é obtida mediante pagamento – não está entre os critérios para participar do projeto. Na verdade, entre os requisitos estão: não ter violado regras do X, ter um número de telefone verificado e ter a conta há mais de seis meses.

– Diferente do que foi dito, não é necessário ser assinante (pagar) para se tornar um colaborador das notas da comunidade. É preciso ter uma conta com mais de 6 meses, um número de telefone verificado e não ter violado regras do X – dizia uma nota adicionada à publicação da GloboNews.

 

Internautas desmentiram a GloboNews Foto: Reprodução/X

No site oficial do X, a plataforma destaca que as notas da comunidade são “uma forma colaborativa de adicionar contexto útil aos posts e manter as pessoas mais bem-informadas” e que o recurso pode ser usado por qualquer usuário que atenda aos critérios estabelecidos, que são justamente aqueles citados pelos internautas para desmentir a publicação do canal de notícias do Grupo Globo.

– Ao contrário do que disse no meu comentário sobre as diferenças entre nota de comunidade e o sistema de checagem de fatos, as notas no X são abertas a todos os usuários da rede, independentemente de serem verificados ou não, de pagarem ou não – afirmou o comunicador.

Octavio Guedes se corrigiu sobre informação dada ao vivo Foto: Reprodução/X

Por: Paulo Moura
PLENO.NEWS
rannoticias.com