Ponte Rio/Niterói: a edificação que mudou a história do país.
Ponte Rio-Niterói: Uma Conexão Visionária entre Rio e Niterói que mudou os trajetos de viagem no Brasil.
YouTube
A Ponte Rio-Niterói é um marco histórico e moderno do Brasil, conectando o Rio de Janeiro a Niterói de forma prática e eficiente. Relatos sugerem que a ideia de sua construção remonta a 1875, quando surgiu a necessidade de facilitar o acesso entre as cidades separadas pela Baía de Guanabara. Até então, o percurso era feito por mar ou por um longo percurso terrestre de mais de 100 km, via Magé.
Somente em 1963, avanços concretos foram feitos com a formação de um grupo de estudos para viabilizar a ponte. Dois anos depois, em 1965, uma comissão executiva foi instituída para detalhar o projeto. A apresentação oficial aconteceu em 1968, na Escola de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis, e as obras foram iniciadas em janeiro de 1969.
Concluída em março de 1974, a ponte tornou-se uma das maiores do mundo e transformou os itinerários de viagem de todos que precisam passar por ela sob a Bahia de Guanabara. Com 13.290 metros de extensão e 72 metros de altura em seu ponto mais alto, chamado de “Vão Central” e é um ícone de infraestrutura e desenvolvimento. Além de sua relevância prática, a Ponte Rio-Niterói simboliza a evolução da engenharia nacional e a integração entre as duas margens da Guanabara e se tornou a linha que interliga o Sul, ao Norte e Nordeste do Brasil.
No ano passado, 2024, ela completou 50 anos de existência. A Ponte Rio-Niterói foi inaugurada no dia 4 de março do ano de 1974.
- Começou em janeiro de 1969
- Durou cinco anos
- Custou 120 milhões de dólares em valores da época
- Foi construída em betão e aço
- Tem 13.290 metros de comprimento e 72 metros de altura
RANOTICIAS.COM