Fogo se aproxima da Calçada da Fama e do letreiro de Hollywood.

Novo foco de incêndio surgiu em parque de Hollywood Hills, bairro onde ficam atrações turísticas.

Calçada da fama em Los Angeles Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER

Um novo foco de incêndio surgiu em Los Angeles, nos Estados Unidos, durante a noite desta quarta-feira (8), em um parque de Hollywood Hills, bairro onde estão localizadas não somente mansões luxuosas, mas também atrações turísticas famosas, como o letreiro de Hollywood, símbolo da cidade, e a Calçada da Fama. Frequentada todos os dias por milhares de turistas, a icônica calçada está sob alerta amarelo de evacuação.

Os incêndios florestais começaram na última terça-feira (7), em Pacific Palisades, um bairro luxuoso que fica localizado entre as Montanhas de Santa Monica e o Oceano Pacífico. As chamas se expandiram rapidamente, devido a rajadas de vento seco acima dos 100 km/h.

 

Até o momento, cinco pessoas morreram, mais de 100 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas, milhares de imóveis foram destruídos junto de empresas e escolas, e bairros inteiros foram consumidos pelas chamas. Trata-se do incêndio mais destrutivo da história de Los Angeles.

A ordem de evacuação emitida pela polícia abrange o entorno do parque de Hollywood Hills, incluindo a Hollywood Boulevard, avenida que conta com diversos pontos turísticos. Segundo a CBS, as chamas ainda estão significativamente distantes do letreiro de Hollywood, pois se concentram em vegetações rasteiras.

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou desastre em grandes proporções e ordenou o envio de aviões-tanque para o local. Contudo, os bombeiros afirmam que as chances de conter o incêndio em breve são zero.

DESAFIOS PARA CONTER AS CHAMAS
O principal motivo que impede os bombeiros de conter os incêndios florestais que tomaram conta de LA são os chamados ventos de Santa Ana. Tratam-se de movimentações de massas de ar secas, que roubam a umidade da vegetação, atuando como um grande secador de cabelo. Esse fenômeno, além de incentivar o surgimento de novos focos de fogo, ainda ajuda a espalhá-los.

 

Tais ventos surgem quando há uma grande área de alta pressão ao redor da Grande Bacia, no oeste dos EUA. Essas áreas são geralmente desérticas, e incluem uma parte de Nevada, Utah, Idaho e o sudeste do Oregon. Como consequência, os ventos secos são direcionados para a Califórnia, e perdem ainda mais umidade ao descer as montanhas.

De acordo com o meteorologista da BBC, Matt Taylor, os ventos de Santa Ana acontecem geralmente durante os meses mais frios, entre setembro e maio. Eles tendem a durar somente alguns dias, mas a depender da situação, podem permanecer por até uma semana.

Outro fator que está agravando as dificuldades para conter as chamas é a falta de água. Acontece que o intenso combate ao fogo fez com que a pressão da água em Pacific Palisades diminuísse, e alguns hidrantes ficassem sem água.

Para a diretora-executiva do Departamento de Água e Energia de Los Angeles, Janisse Quinones, o sistema foi levado ao limite, visto que o país está combatendo incêndios florestais com sistemas de água urbanos. As autoridades explicam que os reservatórios urbanos são projetados para serem eficazes contra incêndios localizados, não generalizados.

Por Thamirys Andrade

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta