EUA: Congresso certifica vitória eleitoral de Donald Trump.
Kamala Harris presidiu a sessão.

O Congresso dos Estados Unidos certificou, nesta segunda-feira (6), a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais. O republicano voltará ao poder em 20 de janeiro.
Em uma sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Representantes que transcorreu sem incidentes, o órgão legislativo certificou que Trump recebeu 312 votos no Colégio Eleitoral, enquanto sua rival democrata, Kamala Harris, obteve 226.
Kamala, que, como vice-presidente dos EUA, também atua como presidente do Senado, presidiu a sessão e anunciou os resultados.
A certificação durou 30 minutos, o tempo que os legisladores levaram para ler e registrar os resultados de cada um dos 50 estados e do Distrito de Colúmbia.
A sessão só entrará para a história em função do contraste com a de quatro anos atrás, quando uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o Congresso para tentar impedir que os legisladores certificassem a vitória do então vencedor, Joe Biden.
Além disso, 147 confressistas republicanos aproveitaram os mecanismos processuais para apresentar várias objeções aos resultados e tentar evitar a certificação de Biden também.
Desta vez, nenhum legislador, democrata ou republicano, levantou uma única objeção.
Após sua entrada sorridente na câmara, Kamala Harris presidiu a sessão de pé, olhando para frente e com uma expressão séria durante todo o processo. Ela estava sentada ao lado do presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson, com quem trocou alguns comentários cordiais e sorrisos durante os procedimentos.
Quando ela anunciou em voz alta a vitória de Trump – e sua própria derrota – dezenas de congressistas republicanos começaram a aplaudir e comemorar.
*EFE