Coreia do Sul: Torre de controle emitiu alerta de colisão com ave.
Avião colidiu com muro no Aeroporto de Muan e explodiu, deixando 179 mortos.
A torre de controle do Aeroporto Internacional de Muan, no sudeste da Coreia do Sul, emitiu um alerta de colisão com ave para o voo comercial 7C2216, que bateu em um muro cerca de seis minutos depois, causando a morte de 179 pessoas, informou neste domingo (29) o Ministério de Transporte sul-coreano.
A torre de controle de Muan emitiu o alerta de colisão às 8h57 (hora local), enquanto o capitão da aeronave, um Boeing 737-800, emitiu o “mayday”, ou sinal de socorro, um minuto depois, conforme explicou o diretor do Escritório de Política da Aviação, Joo Jong-wan, em entrevista coletiva.
O acidente aconteceu aproximadamente às 9h03 deste domingo (hora local, 21h03 de sábado no horário de Brasília), quatro minutos antes do estimado anteriormente, quando tentou pousar sem o trem de pouso acionado e saiu da pista até colidir com um muro, explicou o diretor do órgão.
Foi também explicado que seis investigadores e nove assessores do Conselho de Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários já estão no local estudando as causas do acidente e que as duas caixas-pretas do avião, a que contém os dados de voo e a que que grava som na cabine, foram encontradas.
*EFE