Putin se desculpa por queda de avião, e responsabiliza Ucrânia.

Líder russo chamou o caso de “trágico incidente”.

Avião que caiu no Cazaquistão Foto: EFE/EPA/AZAMAT SARSENBAYEV

O presidente russo Vladimir Putin chamou de “trágico incidente” o fato dos sistemas de defesa aérea do país terem atingido um avião comercial, deixando 38 pessoas mortas no Cazaquistão, na última quarta-feira (25). Ele pediu desculpas, mas insinuou que a Rússia não era a verdadeira responsável, culpando os drones ucranianos.

De acordo com o Kremlin, as declarações ocorreram em conversa por telefone entre o líder russo e Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, país de onde o avião havia decolado.

Na última quarta-feira, a Rússia e a Ucrânia trocaram ataques. De acordo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Putin atacou suas instalações de energia do seu país com mais de 70 mísseis e 100 drones, deixando uma pessoa morta e outras centenas de milhares de residências sem eletricidade em pleno Natal. O país enfrenta seu inverno mais rigoroso desde o início da guerra, há quase três anos.

O líder ucraniano destacou que o ditador russo, Vladimir Putin, escolheu justamente a data de Natal como uma provocação pelo fato de a Ucrânia ter passado a celebrar o feriado em 25 de dezembro, e não em 7 de janeiro, como orienta a Igreja Ortodoxa russa. Já é o segundo ano desde a mudança, em um indicativo de autonomia em relação a Moscou.

Já o Ministério da Defesa da Rússia afirma ter interceptado 59 drones ucranianos em seu espaço aéreo durante a manhã desta quarta. Os drones teriam danificado uma rede elétrica, provocando danos leves em diversas casas da região de Belgorod e de Voronej.

 

Por: Thamirys Andrade

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta