Na CNN, analista critica Lula por decisões “preocupantes”; assista.

Lourival Sant’Anna criticou o “pacifismo” que Lula enxerga na China.

Lourival Sant’Anna critica conduta de Lula diante do mundo Foto: Reprodução/YouTube CNN Brasil

O jornalista da CNN, Lourival Sant’Anna, durante participação no Análise WW, atração jornalística comandada por Willian Waack, nesta quarta-feira (20), criticou o presidente Lula (PT) por suas decisões eivadas de ideologias em detrimento dos interesses do Brasil.

Sant’Anna falou sobre a parceria firmada por Lula entre a Telebras e a SpaceSail, concorrente chinesa da Starlink, apenas por travar uma guerra com Elon Musk.

 

– É um pouco preocupante a qualidade dessas parcerias, a começar pela SpaceSail, que, de fato, não substitui a Starlink, nem faz sombra a ela, para usar a metáfora do satélite – apontou.

Em seguida, o jornalista seguiu criticando posicionamentos de Lula diante do mundo.

– Mais preocupantes ainda são as posições do presidente Lula no campo da ordem internacional. Olha o que ele diz: “Em um mundo de conflitos armados e tensões geopolíticas, China e Brasil antepõem a paz, a diplomacia e o diálogo”. Como assim, a China antepõe a paz, a diplomacia e o diálogo? É injusto para o Brasil ser colocado, pelo seu próprio presidente, do lado de um bule, de um país que ameaça invadir Taiwan, que apoia a Rússia, que invadiu a Ucrânia, que apoia o Irã, que por sua vez patrocina o Hamas, o Hezbollah, os Houthis, que faz uma navegação agressiva e também sobrevoos agressivos, que ameaça as Filipinas, que ameaça o Japão, contesta a soberania desses países que eu citei – disse.

O analista citou ainda ações do presidente chinês, Xi Jinping, para evidenciar a infeliz comparação feita por Lula.

– Depois, vem o Xi Jinping e diz que crise da Ucrânia “não existe uma solução simples para um assunto tão complexo”. Qual é a complexidade da questão de Ucrânia? Isso é uma forma de justificar a invasão, porque se a Rússia se retirar dos territórios que ela invadiu ilegalmente, o problema deixa de existir. A Rússia não está ameaçada. Então, o que está por trás dessa visão do Xi Jinping, e que é a do Lula também, é a de que, de alguma forma, a Ucrânia tem culpa, ou o ocidente, por ter sido ela invadida.

Assista:

Por: Marcos melo

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta