Brasil envia ajuda para Cuba após passagem de furacão.
Insumos e medicamentos ajudarão até 4,5 mil pessoas em um mês.
O Ministério da Saúde informa que, atendendo a um pedido feito pelo governo cubano, enviou uma carga de insumos e medicamentos que irão atender as vítimas do furacão Oscar. O desastre natural, que recentemente atingiu Cuba, deixou oito mortos e afetou mais de 10 mil residências.
O Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), por meio do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), autorizou o envio de uma remessa que beneficiará 4,5 mil pessoas durante um mês.
De acordo com a pasta, a logística do envio fica a cargo do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Daf), que faz parte da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics).
– O Ministério da Saúde tem um papel fundamental no apoio humanitário internacional em momentos de desastres, especialmente na América Latina, onde o Brasil exerce um importante papel de articulação. Os kits servem para atender às necessidades básicas da população durante um tempo determinado, considerando que estruturas de saúde foram afetadas – explica Edenilo Barreira, diretor do DEMSP.
PLENO.NEWS
ranoticias.com