Lewandowski admite dificuldade em rastrear dinheiro do crime
Ministro reconhece a desvantagem do Estado ante à criatividade econômica dos criminosos.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que a criminalidade mudou nas últimas décadas e demanda atualização por parte das instituições. De acordo com o ministro, o crime organizado “está saindo da ilegalidade e passando para a legalidade, em uma transição que dificilmente é averiguada”.
As declarações foram dadas por Lewandowski nesta quinta-feira (31), na abertura da reunião do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com governadores sobre a PEC da Segurança Pública.
– O crime está migrando para a economia real – acrescentou.
De acordo com Lewandowski, a institucionalidade gestada pelos constituintes de 1988 “está absolutamente superada pela dinâmica da criminalidade” e, por isso, a Constituição deve ser atualizada.
No início de sua fala, Lewandowski agradeceu ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, por uma mensagem de WhatsApp que “hipoteca total apoio” ao texto da PEC.
A PEC da Segurança quer incluir na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), uma espécie de “SUS” da área.
Atualmente, a Constituição atribui aos estados a responsabilidade sobre a segurança pública, modelo comprovadamente ineficaz diante do atual cenário.
*Com informações AE
PLENO.NEWS
ranoticias.com