EUA e Otan afirmam que a Coreia do Norte inviou tropas para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia.
Nesta quarta-feira (23), os Estados Unidos e a Otan afirmaram ter evidências de tropas norte-coreanas na Rússia, em apoio à guerra na Ucrânia.
Vladimir Putin e Kim Jong-un — Foto: JN
Segundo a Coreia do Sul, que divulgou a informação inicialmente, cerca de 3.000 soldados norte-coreanos já foram enviados, com a possibilidade de reforço que elevaria o conteúdo para 12.000 mil combatentes.
Em uma coletiva ao final da cúpula do Brics em Kazan, Vladimir Putin foi questionado sobre imagens de satélite que mostrariam essa concentração de tropas. O presidente russo comentou que “se há imagens, elas refletem algo” e fez menção ao acordo estratégico com o líder norte-coreano Kim Jong-un, assinado em julho. O tratado de defesa mútua prevê que cada país deve socorrer o outro em caso de “invasão armada”. Putin destacou que mantém contato com Pyongyang para definir como fortalecer a aliança, reforçando que os norte-coreanos estão comprometidos com os termos do acordo, especialmente no artigo 4º, que trata da cooperação entre os dois países.
Do outro lado, EUA e OTAN, podem estar se articulando para apoiar ainda mais os ucranianos.
RANPTICIAS.COM