Janones é acusado de racismo por ato com chicote em comício

Deputado negou ter cometido ato racista.

André Janones Foto: Câmara dos Deputados/Gilmar Félix

Um gesto do deputado federal André Janones (Avante-MG) durante um comício na cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais, levou o parlamentar a ser criticado pelo adversário. Na gravação, o deputado aparece usando um chicote durante ato em apoio à candidata Leandra Guedes (Avante), que disputa a prefeitura do município.

O episódio gerou críticas da vice na chapa de Hermano Freitas (União Brasil), que disputa o cargo com Guedes. Luciane Dias (PP), que é negra, disse que não é possível que políticos simulem cenas que lembram o período da escravidão.

– Para nós, negros, cenas em que o açoite e o chicote são empunhados com rancor e em demonstrações de ódio só nos fazem lembrar a maior vergonha que foi a escravização do povo negro. Não podemos aceitar que representantes políticos pratiquem essa cena – afirmou.

Em nota ao colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, Janones negou que seu ato tenha sido racista.

– O uso do chicote é no sentido de chicotear o gado bolsonarista, com o contexto de “lapada”, como já usou também como meme diversas vezes na internet e com todo o contexto político existente em sua atuação contra o bolsonarismo. Janones informa que vai continuar chicoteando o gado por onde ele passar – afirmou.

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta