FAB dá novos detalhes sobre pane em avião de Lula no México
Comandante da Aeronáutica disse que avião “experimentou uma anomalia técnica” após a decolagem.
Em uma nota divulgada nesta quinta-feira (3) pela Força Aérea Brasileira (FAB), o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, deu novos detalhes sobre a pane que fez o avião que transportava o presidente Lula (PT) retornar ao Aeroporto da Cidade do México após voar em círculos por quase cinco horas na última terça (1°).
No comunicado, o comandante da Aeronáutica afirmou que a aeronave “experimentou uma anomalia técnica após a decolagem, resultando em alta vibração em uma das turbinas”, mas não chegou a detalhar o que teria gerado essa forte vibração nos motores do Airbus A319.
Damasceno disse ainda que a “tripulação imediatamente adotou todas as medidas de segurança recomendadas, mantendo o controle total da aeronave e da situação”. A jornalistas, também nesta quinta, o chefe da Aeronáutica já havia afirmado que a possibilidade de que uma ave tivesse ido parar no motor do avião não estava descartada.
– Nós não descartamos a hipótese de ter uma ingestão de pássaro. A aeronave tinha acabado de recolher o trem de pouso em uma altitude que pode ter ingestão de pássaro, mas não temos nenhuma indicação. Não há sangue, não há penas, não há nada que ainda tenhamos identificado. Ao abrirmos o motor, pode surgir. Mas estamos aguardando o relatório preliminar – declarou.
Por causa do ocorrido, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou dois técnicos ao México para realizar a investigação sobre o que de fato teria acontecido. Integrantes das empresas aéreas Latam e Aeroméxico também estão auxiliando na apuração.
Por: Paulo Moura
PLENO.NEWS
ranoticias.com