Lula: “Por que eu tenho que falar da Venezuela em todo lugar?”

Petista foi questionado sobre não ter citado questão venezuelana na ONU.

Lula em evento no México Foto: PR/Ricardo Stuckert

Ao ser perguntado por jornalistas nesta segunda-feira (30) sobre não ter mencionado a crise política da Venezuela em seu discurso na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas no último dia 24 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou dos questionamentos sobre o país vizinho e indagou o motivo de precisar falar da Venezuela “em todo lugar”.

– Por que eu tenho que falar da Venezuela em todo lugar? Eu não falo nem da Janja em todo lugar. Por que eu vou falar da Venezuela? Eu falo o que me interessa falar. O discurso que eu queria fazer [na ONU] era aquele. E foi muito bom discurso – afirmou o petista, em entrevista no México.

Na ONU, Lula falou sobre a importância da defesa da democracia, mas não citou a falta de transparência no processo eleitoral venezuelano, no qual o regime ditatorial de Nicolás Maduro se declarou vencedor e que terminou com a saída do opositor Edmundo Gonzáles do país. O petista, que não reconhece qualquer vencedor no pleito, disse que é preciso cautela com a situação.

– É importante que a gente tenha comedimento no nosso comportamento, porque, se eu acho que a pessoa errou, e eu achar que eu tenho que radicalizar para consertar esse erro, eu vou criar um caminho sem volta. Eu, em política, sempre costumo deixar uma porta aberta – completou.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

ranoticias.com

 

Deixe uma resposta