O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, classificou nesta quinta-feira como “totalmente irresponsáveis” as recentes ameaças do presidente russo, Vladimir Putin, em relação ao uso de armas nucleares.
Líder da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, na ONU Caitlin Ochs – Reuters
Putin sugeriu que a Rússia poderia recorrer a tais armas caso sofresse ataques aéreos. Blinken reforçou que o uso de armas nucleares representaria uma escalada perigosa e inaceitável no cenário global.
Atualmente, além da Rússia e dos Estados Unidos, outros três países possuem oficialmente armas nucleares: França, Reino Unido e China. Além desses, nações como Coreia do Norte, Índia, Israel e Paquistão são reconhecidos extraoficialmente por possuírem arsenais nucleares, enquanto o Irã levanta suspeitas internacionais sobre o desenvolvimento de tais armas. A preocupação com o aumento de tensões nucleares entre grandes potências e nações emergentes reforça a urgência por mecanismos de controle e diálogo diplomático.
A comunidade internacional, incluindo os EUA, continua monitorando de perto a situação, visando evitar qualquer escalada de um conflito nuclear.
RANOTICIAS.COM