Jornalistas da EBC, que inclui a TV Brasil, decidem entrar em greve

Profissionais devem paralisar os serviços por dois dias em crítica contra plano de cargos e salários.

Fachada da EBC Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Jornalistas que fazem parte dos quadros da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo decidiram iniciar uma greve de dois dias a partir desta quarta-feira (25). A decisão foi aprovada em assembleia realizada nesta terça (24). A expectativa do movimento grevista é de que a adesão chegue a 90% dos profissionais.

A paralisação deve atingir os serviços da TV Brasil, da Agência Brasil, da Rádio Nacional, da Rádio Nacional da Amazônia, da Rádio MEC e da Radioagência Nacional, além de veículos como Canal Gov, Agência Gov e a Voz do Brasil. O grupo também planeja realizar uma manifestação em frente ao Ministério da Gestão e Inovação, em Brasília.

Os sindicatos de jornalistas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro dizem que a paralisação é motivada pelo novo plano de cargos e salários da empresa pública, que, segundo as entidades, cria uma tabela salarial menor para profissionais do jornalismo na comparação com outros cargos de nível superior da EBC.

– Concebida de forma discriminatória, a nova tabela salarial proposta pela direção da EBC se baseia na mentalidade de salário-hora, inexistente em outras empresas públicas e privadas, como forma de burlar a legislação que define a jornada específica de jornalistas – apontam as representações sindicais.

Essa é a segunda paralisação promovida pelos jornalistas da EBC em setembro. Na primeira greve deste mês, realizada nos dias 3 e 4, os sindicatos da categoria informaram que 95% dos jornalistas da empresa aderiram ao movimento grevista de 48 horas “em resposta à intransigência da direção” da estatal.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta