Megalópole afunda rapidamente e deve ficar submersa em 30 anos
Jacarta deixou de ser capital da Indonésia devido ao afundamento de seu solo
O governo da Indonésia teve que inaugurar às pressas uma nova capital, Nusantara, porque a antiga, Jacarta, está afundando em uma velocidade alarmante. A megalópole, que fica 40% abaixo do nível do mar, está passando por um processo chamado subsidência e deve ficar totalmente submersa em 30 anos.
De acordo com o estudo Land subsidence of Jakarta (Indonesia) and its relation with urban development (Afundamento do solo de Jacarta (Indonésia) e sua relação com o desenvolvimento urbano)constatou que a cidade estava afundando 7,5 centímetros por ano, a maior velocidade de afundamento do mundo no período de medição, realizado entre 1982 e 2011.
Diante do rápido avanço do fenômeno, tem ficado cada vez mais difícil drenar as inundações na capital, o que ajuda a proliferar doenças devido à água suja.
Especialistas consultados pelo portal G1 apontaram quais são os principais motivos do fenômeno. Segundo Renato Henrique Pinto, professor do Instituto de Geociências da USP, são quatro os motivos.
Ele cita a urbanização rápida e desordenada, que atraiu muitas pessoas aumentando a necessidade de recursos hídricos e gerando descuido com o solo. Renato também menciona a extração abusiva de água subterrânea, já que 60% da população usa água de poços artesianos perfurados por não confiar no saneamento básico do país, o que contribui para a perda de sustentação do solo.
O especialista ainda aponta como um motivo fundamental as atividades tectônicas, visto que a cidade fica sobre o encontro da placa Indo-Australiana com a placa da Eurásia.
O afundamento de Jacarta fez com que o governo erguesse uma nova capital às pressas, em meio a uma densa floresta tropical. Ela foi inaugurada no mês passado e chamada de Nusantara. Entretanto, a cidade ainda não está pronta e só deve ficar completamente funcional na década de 2040.
Por: Thamirys Andrade
PLENO.NEWS
ranoticias.com