STF determina e governo convoca bombeiros para combater fogo
Cento e cinquenta homens da Força Nacional foram chamados para atuarem contra os incêndios.
Nesta quarta-feira (11) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou o envio de mais 150 bombeiros militares da Força Nacional para combater os incêndios na região da Amazônia Legal. Esta decisão segue uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.Após a decisão judicial, o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, ordenou a realocação imediata de bombeiros da Força Nacional para as áreas afetadas e o envio de mais 70 agentes para a Amazônia.
Em uma reunião realizada com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) foram convocados 80 bombeiros adicionais.
Os novos 150 bombeiros se juntarão aos 162 já em operação desde junho na Amazônia e no Pantanal. O efetivo estará na região até a próxima semana.
Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), enviou ofícios a 21 estados pedindo a apresentação voluntária de bombeiros militares. A Senasp também planeja acionar mais 50 bombeiros do cadastro reserva da Força Nacional.
– É importante registrar que, desde o início das queimadas em nossos biomas, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, vem mantendo contato diário com as autoridades de segurança estaduais, e colocando à disposição o efetivo federal para que, juntos, possamos superar crise sem precedentes em território nacional – afirmou Sarrubbo.
Por Leiliane Lopes
pleno.news
ranoticias.com