“Não aceito vitória de Maduro, nem da oposição”, afirma Lula
Presidente diz que não há provas que embasem triunfo do chavista ou de González Urrutia.
Desconsiderando as cópias das atas eleitorais apresentadas pela oposição venezuelana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse não reconhecer a vitória de nenhum candidato no país vizinho. O petista afirma que não há provas nem do triunfo, nem da derrota do ditador Nicolás Maduro, e ponderou que o chavista “tem o direito de não gostar” de sua opinião em relação ao caso.– Não aceito nem a vitória dele nem da oposição. A oposição fala que ganhou, mas você não tem provas. Estamos exigindo provas. Obviamente que ele [Maduro] tem o direito de não gostar, porque falei que era importante convocar novas eleições – declarou, durante entrevista à rádio MaisPB.
Lula ainda criticou o tema ter sido enviado à Suprema Corte, em vez de ser solucionado dentro do próprio órgão eleitoral, o CNE (Conselho Nacional Eleitoral).
– A Venezuela tinha um colégio nacional eleitoral que tinha três pessoas do governo e duas da oposição. Era esse colégio que tinha que dar o parecer sobre as atas. Acontece que Maduro não ouviu esse colégio e passou direto para a Suprema Corte. Não estou questionando a Suprema Corte. Apenas acho que corretamente deveria passar pelo colégio eleitoral que deveria ser criado para esses fins – acrescentou.
O petista, contudo, lavou suas mãos da responsabilidade e disse que cabe a Maduro cuidar de seu país, e a ele próprio tratar do Brasil.
– Maduro cuide de lá. Ele arque com as consequências do gesto dele, e eu arco com as minhas – assinalou.
O CNE declarou a vitória de Nicolás Maduro no pleito presidencial ocorrido em julho; entretanto, nunca apresentou as atas que comprovam o resultado e que têm sido ostensivamente cobradas pela comunidade internacional. Ao referendar a posição do CNE, o TSJ (Tribunal Superior de Justiça) não apenas não divulgou os documentos, como também proibiu que se tornassem públicos.
A oposição, por sua vez, disponibilizou cópias das atas por meio do site resultadosconvzla.com/. Segundo os dados, Edmundo González Urrutia venceu com 68% dos votos, contra 30% de Maduro. Utilizando a técnica Eforensics, um estudo feito pelo professor Walter Mebane, da Universidade de Michigan concluiu que há 99,97% de chance de que os números apresentados pela oposição sejam autênticos.
PLENO.NEWS
ranoticias.com