Incêndios: Pantanal já perdeu este ano mais de 15% do bioma

São 2,3 milhões de hectares, segundo laboratório da UFRJ.

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, diante das queimadas Foto: Fernando Donasci/MMA

Desde o início deste ano, 2,3 milhões de hectares, o equivalente a 15,61% do Pantanal, já foram atingidos pelos incêndios que afetam o bioma, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ).Após a passagem de uma frente fria, um novo alerta de perigo extremo de fogo do Sistema de Alarmes do Lasa-UFRJ foi divulgado com previsões para a Bacia do Paraguai, no Pantanal. Segundo o informativo, até o próximo sábado (31), a maior parte da região volta a apresentar condições climáticas que dificultam o combate a incêndios mesmo por meios aéreos, com alta velocidade de propagação do fogo.

Na soma de todas as terras indígenas que integram o bioma, foram consumidos mais de 371 mil hectares. A maior parte foi na Terra Indígena Kadiwéu, onde o fogo atingiu mais de 357 mil hectares, que equivale a 66,4% do território.

Na última terça-feira (27), o Supremo Tribunal Federal determinou o prazo de 15 dias para que o governo federal reforce o número de pessoas e de equipamentos no combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia por entender que a atuação do governo era ineficaz. No dia 10 de setembro, o cumprimento da medida deverá ser avaliado em audiência de conciliação que tratará de três Ações de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) que tratam do tema.

A gestão petista tem de lidar com os desafios de uma questão que tantas vezes imputou culpa ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e agora se vê como objeto de crítica sob a incapacidade de gestão ambiental.

*Com informações Agência Brasil

PLENO.NEWS

 

Deixe uma resposta