Justiça condena Ypê por live a favor de Jair Bolsonaro em 2022.
Decisão pode ser contestada pela empresa no Tribunal Superior do Trabalho.
A empresa Química Amparo, dona da marca de detergentes Ypê, foi condenada por causa de uma live que fez a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha de 2022. A decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) foi publicada na última quinta-feira (4).
A condenação considerou que houve assédio eleitoral. A sentença proíbe a Química Amparo “de fazer propaganda eleitoral a favor de qualquer candidato a cargo político” e determinou uma multa de R$ 100 mil se a Ypê voltar a fazer propaganda política aos funcionários.A ordem do TRT-15 ainda pode ser contestada pela empresa no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A decisão foi em segunda instância, visto que, em dezembro de 2023, a Química Amparo já tinha sido condenada pela Vara do Trabalho de Amparo (SP), onde há uma fábrica da empresa.
A empresa disse que é apartidária.
– A Química Amparo não comenta processos judiciais em curso, mas destaca que o caso ainda será apreciado pelas instâncias superiores. A empresa é uma companhia 100% brasileira, apartidária, e que segue acreditando e investindo no país há mais de 70 anos – disse a companhia, em nota.
Uma ação foi movida contra a empresa pelo Ministério Público do Trabalho (MTP), que disse que a Ypê teria promovido “uma palestra voltada a persuadir os trabalhadores a votarem no candidato da situação, com o tema ‘cenário eleitoral pós-1º turno’”. As informações são do UOL.
PLENO.NEWS
ranoticias.com