Veja os alimentos que podem ser os vilões da oleosidade da pele
Alimentação pode ser aliada ou vilã da pele, de acordo com os hábitos.

“Você é o que você come!”. Sim, essa frase é dita aos quatro ventos por profissionais de saúde. E isso se aplica para a saúde do coração, do cabelo, da pele em si, de todo o corpo! E embora não seja agradável renunciar a alguns alimentos mais gostosos para o paladar, é importante lembrar que eles não são tão bons assim para o organismo, já que o que os tornam tão apetitosos são as químicas realçadoras de cor, aroma e sabor.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existe sim uma relação entre os alimentos consumidos e a oleosidade da pele. Segundo a SBD, essa ligação acontece devido à ativação do eixo “insulina-IGF 1-mTORC1” que, na prática, libera uma série de reações que aumentam a oleosidade da pele quando o corpo ingere alimentos com alto índice ou carga glicêmica, como o arroz refinado, os derivados do trigo branco ou as porções ricas em açúcares.
OS VILÕES DA OLEOSIDADE
Dentro dessa categoria entram os junk foods e as opções com excesso de carboidratos, como pizzas, frituras, hambúrgueres e alimentos ultraprocessados, como salsichas e bolachas recheadas.
– Esses alimentos contribuem para o mal funcionamento do organismo como um todo. Por ser pobre em vitaminas e fibras, deixa o intestino preguiçoso e aumenta o sebo produzido naturalmente pela pele. Por consequência, os poros ficam bloqueados e surgem os cravos e as espinhas – explica Suélio Ribeiro, enfermeiro, esteticista e embaixador da Raavi Dermocosméticos.
Os carboidratos se transformam em açúcar e energia no corpo, como um combustível. Isso é algo bom, mas, quando consumido em excesso, ou nas versões refinadas ou com algo índice glicêmico, liberam a glicose de forma muito rápida no organismo.
– Tão rápida que essa máquina, o corpo, não consegue acompanhar o ritmo. Isso gera aquela indisposição quase que imediata e, a longo prazo, aumento de peso e alterações hormonais, que podem ser vista nos cabelos, nas unhas e em toda a pele – explica Ribeiro.
É ALIMENTO E É AMIGO DA PELE
Mas, se de um lado existem esses alimentos que prejudicam a oleosidade da pele, a pergunta que fica é: existem alimentos que ajudam a controlar a oleosidade? E a resposta é um retumbante “SIM!”.
Há uma lista de alimentos que são aliados para a beleza da pele e podem ajudar a controlar a oleosidade dela devido às suas propriedades nutricionais. Conheça:
– Alimentos ricos em zinco: trigo, sementes de abóboras, castanhas, carnes, amendoim, amêndoas e legumes;
– Cereais integrais: para controlar os níveis de açúcar no sangue, consuma mais arroz, pães e macarrão integrais;
– Alimentos ricos em ômega-3: têm ação anti-inflamatória e contribuem para a cicatrização de acnes. Está presente em alimentos como: chia, linhaça, azeite, abacate, sardinha, atum e salmão;
– Vitaminas C e E: ótimos para a pele e ricos em antioxidantes, estão presentes na: laranja, abacaxi, limão, tangerina, nozes e ovos.
PLENO.NEWS
ranoticias.com