Veja os alimentos que podem ser os vilões da oleosidade da pele

Alimentação pode ser aliada ou vilã da pele, de acordo com os hábitos.

Alimentação influencia na saúde da pele Foto: Freepik

“Você é o que você come!”. Sim, essa frase é dita aos quatro ventos por profissionais de saúde. E isso se aplica para a saúde do coração, do cabelo, da pele em si, de todo o corpo! E embora não seja agradável renunciar a alguns alimentos mais gostosos para o paladar, é importante lembrar que eles não são tão bons assim para o organismo, já que o que os tornam tão apetitosos são as químicas realçadoras de cor, aroma e sabor.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existe sim uma relação entre os alimentos consumidos e a oleosidade da pele. Segundo a SBD, essa ligação acontece devido à ativação do eixo “insulina-IGF 1-mTORC1” que, na prática, libera uma série de reações que aumentam a oleosidade da pele quando o corpo ingere alimentos com alto índice ou carga glicêmica, como o arroz refinado, os derivados do trigo branco ou as porções ricas em açúcares.

OS VILÕES DA OLEOSIDADE
Dentro dessa categoria entram os junk foods e as opções com excesso de carboidratos, como pizzas, frituras, hambúrgueres e alimentos ultraprocessados, como salsichas e bolachas recheadas.

– Esses alimentos contribuem para o mal funcionamento do organismo como um todo. Por ser pobre em vitaminas e fibras, deixa o intestino preguiçoso e aumenta o sebo produzido naturalmente pela pele. Por consequência, os poros ficam bloqueados e surgem os cravos e as espinhas – explica Suélio Ribeiro, enfermeiro, esteticista e embaixador da Raavi Dermocosméticos.

Os carboidratos se transformam em açúcar e energia no corpo, como um combustível. Isso é algo bom, mas, quando consumido em excesso, ou nas versões refinadas ou com algo índice glicêmico, liberam a glicose de forma muito rápida no organismo.

– Tão rápida que essa máquina, o corpo, não consegue acompanhar o ritmo. Isso gera aquela indisposição quase que imediata e, a longo prazo, aumento de peso e alterações hormonais, que podem ser vista nos cabelos, nas unhas e em toda a pele – explica Ribeiro.

É ALIMENTO E É AMIGO DA PELE
Mas, se de um lado existem esses alimentos que prejudicam a oleosidade da pele, a pergunta que fica é: existem alimentos que ajudam a controlar a oleosidade? E a resposta é um retumbante “SIM!”.

Há uma lista de alimentos que são aliados para a beleza da pele e podem ajudar a controlar a oleosidade dela devido às suas propriedades nutricionais. Conheça:

– Alimentos ricos em zinco: trigo, sementes de abóboras, castanhas, carnes, amendoim, amêndoas e legumes;
– Cereais integrais: para controlar os níveis de açúcar no sangue, consuma mais arroz, pães e macarrão integrais;
– Alimentos ricos em ômega-3: têm ação anti-inflamatória e contribuem para a cicatrização de acnes. Está presente em alimentos como: chia, linhaça, azeite, abacate, sardinha, atum e salmão;
– Vitaminas C e E: ótimos para a pele e ricos em antioxidantes, estão presentes na: laranja, abacaxi, limão, tangerina, nozes e ovos.

PLENO.NEWS

ranoticias.com

 

Deixe uma resposta