Um ônibus foi incendiado e uma carreta foi colocada atravessada na Avenida Brasil. As linhas Vermelha e Amarela também foram interditadas.
Operação na Maré: PM é morto e vias expressas são fechadas pelo tráfico
Ônibus incendiado e carreta atravessada na Avenida Brasil devido a operação no Complexo da MaréReginaldo Pimenta/Agência O DIA
Rio – Um policial militar foi morto e outro ficou ferido durante uma operação no Complexo da Maré, na Zona Norte, na manhã desta terça-feira (11). Na ação, criminosos ainda provocaram o fechamento temporário da Avenida Brasil e das linhas Vermelha e Amarela para dificultar o acesso dos agentes à comunidade. No local, um ônibus foi incendiado e uma carreta foi colocada atravessada na via, na altura da Vila do João.
Segundo a corporação, os agentes foram socorridos e encaminhados ao Hospital Federal de Bonsucesso. De acordo com a unidade, o segundo policial ferido passa por cirurgia e o estado de saúde dele é considerado grave.
Segundo a PM, a pista lateral da Avenida Brasil foi interditada no sentido Campo Grande. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o desespero de motoristas que passavam pelo local no momento de um intenso tiroteio. Nos vídeos, as pessoas chegam a sair dos veículos e se jogam no chão em meio ao fogo cruzado.
Nos últimos 12 meses, 31 carros já foram queimados. “O Rio Ônibus repudia mais um episódio de violência e reitera a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. É preciso, com urgência, garantir o direito de ir e vir do cidadão”, disse a empresa em nota.
Ainda devido a operação, serviços da Viação Redentor estão suspensos temporariamente na região da Avenida Brasil. As linhas impactadas são: 315. 348. 361 e 394.
A operação no Complexo da Maré mira uma quadrilha especializada em roubo de veículos e tem o objetivo de prender criminosos que estariam escondidos na comunidade. Investigações apontam que a região é o principal destino de veículos roubados na Avenida Brasil.
Publicidade
De acordo com a corporação, agentes do 22ºBPM (Maré), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Subsecretaria de Inteligência atuam na Vila dos Pinheiros, Vila do João, Timbau e Baixa do Sapateiro.
Até o momento, dois criminosos foram presos, e uma pistola e um rádio comunicador foram apreendidos. Além disso, veículos roubados estão sendo recuperados. No local, os policiais também localizaram um esconderijo de drogas.
Moradores registram intenso tiroteio na região desde o início da manhã. A operação segue em andamento.
Escolas e clínicas fechadas
Devido a operação, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Centro Municipal de Saúde Vila do João e as Clínicas da Família (CF) Adib Jatene e CF Augusto Boal acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento na manhã desta terça-feira (11).
Já a CF Jeremias Moraes da Silva mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação do Rio, 37 escolas do Complexo da Maré tiveram o funcionamento impactado. Já a Secretaria Estadual de Educação afirmou que 2 escolas precisaram ser fechadas, impactando cerca de 900 estudantes do turno da manhã.